Coimbra é, no geral, uma cidade fantástica: tem uma grande história, um centro cheio de vida e a sua espetacular universidade, uma das mais respeitadas no país e no estrangeiro. Contudo, Coimbra é também um famoso centro de desenvolvimento tecnológico, casa de grandes empresas que todos os dias conquistam novos avanços que muitas pessoas, locais e visitantes, desconhecem.
Um dos representantes deste movimento é o grupo Improve Coimbra, composto por especialistas da área da tecnologia com vontade de ajudar a cidade. Juntos, eles já criaram aplicações web e mobile, definiram rotas para ciclovias em Coimbra e mapearam edifícios históricos para recuperação, entre muitos outros projectos. Por exemplo, se andar a passear por Coimbra e vir um café com um autocolante a indicar a existência de rede wi-fi, é muito provável que tenha sido o grupo Improve a colocá-lo lá.
Segundo Sérgio Santos, um dos dinamizadores do grupo, “têm surgido cada mais empresas novas na área da tecnologia, tanto pelos esforços da Universidade e do Instituto Pedro Nunes (incubadora de empresas) como por um grupo de pessoas que começou a dar o exemplo com projetos próprios. A dimensão média da cidade de Coimbra permite uma melhor interligação entre todos os intervenientes. É mais fácil partilhar conhecimento, intercalar eventos ou organizar encontros informais. O que se espera agora é que todos estes esforços comecem a consolidar num número constante de novas empresas”.
Se estiver de visita à cidade e quiser aproveitar o trabalho deste grupo numa situação prática pode sempre utilizar a app UrbanFlow, que lhe mostra informação sobre os horários reais dos autocarros em Coimbra, ou consultar o site Cafés Wifi Coimbra (http://cafewifi.improvecoimbra.org/) para descobrir os estabelecimentos com internet. Em breve, será ainda lançada a plataforma de eventos culturais Radar, que lhe mostrará que peça de teatro ou concerto pode ver na cidade enquanto nos visita.