O Centro de Artes Visuais (CAV), localizado no Antigo Colégio das Artes no Pátio da Inquisição, é uma instituição pioneira nas artes visuais em Portugal. Fundado em 1993, o CAV é um espaço dedicado à exibição, produção e reflexão sobre a arte contemporânea e à investigação artística através de uma programação que inclui exposições, conferências, workshops e residências artísticas, que visam incentivar a produção e a difusão da arte contemporânea, bem como estimular a reflexão sobre as práticas artísticas atuais.
Além das várias galerias que se destinam à exposição de obras de arte contemporânea, o CAV conta também com uma biblioteca especializada em arte contemporânea, um arquivo e uma loja, onde se podem encontrar publicações e produtos relacionados com a arte contemporânea.
Ao longo dos anos, o CAV tem acolhido exposições de artistas nacionais e internacionais de renome como por exemplo, Helena Almeida, João Onofre, William Kentridge, Paula Rego, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, entre outros.
Com uma forte ligação à cidade, o Centro tem promovido uma série de atividades que visam valorizar o património cultural e artístico da região. Por exemplo, em 2013, promoveu a exposição “Coimbra e o mundo”, que reuniu obras de arte de diversos artistas, inspiradas na cidade de Coimbra e na sua história.
No âmbito da celebração dos 20 anos do CAV, em Fevereiro de 2023, foi divulgada uma programação muito diversificada, com o objetivo de atrair mais público: “a vida, apesar dela” é o título do novo ciclo de exposições, a decorrer até 2026. Miguel Von Hafe Pérez, o novo curador responsável e um dos mais prestigiados curadores na arte contemporânea em Portugal, promete uma programação diferente e diversificada sempre com o mesmo objetivo que originou o Centro: divulgar e promover a arte contemporânea em Portugal.
Contacto: 239 836 930