Inclua no seu roteiro por Coimbra uma visita ao Convento da Rainha Santa Isabel.
O Mosteiro de Santa Clara-a-Nova ou o Convento da Rainha Santa Isabel foi construído no século XVII em substituição do antigo mosteiro de Santa Clara-a-Velha, fundado pela Rainha Santa Isabel, padroeira da cidade de Coimbra.
Situado na margem esquerda do Rio Mondego, o Convento de Santa Clara-a-Velha era constantemente vítima de inundações e daí surgiu a necessidade de se construir um novo edifício para a comunidade das Clarissas (ordem religiosa católica feminina de clausura monástica).
Atualmente, o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova é um importante repositório de arte portuguesa dos séculos XIV a XVIII e guarda as relíquias da Rainha Santa Isabel. Já na rica igreja de estilo Maneirista, destaque para a urna de prata com óculos de Cristal contendo o corpo da Rainha Santa Isabel ali instalado em 1696. Já o túmulo original, em uma única pedra, mandado fazer pela própria rainha, situa-se no coro baixo acompanhado por painéis de madeira que contam a história da sua vida. No séc. XX, grande parte do Mosteiro foi ocupado enquanto quartel pelos militares e, atualmente, abriga a exposição Anozero bienal de arte contemporânea.
Horário: todos os dias das 08:30 às 19:00 no Verão e das 08:30 às 18:00 no Inverno. Contacto: 239 441 674
Descubra mais sobre Coimbra no nosso blogue.