A Garrafeira/Wine Bar Baga, o número 169 da Rua Simões de Castro, abriu portas em Novembro de 2022, pelas mãos dos conimbricenses Bruna Maria e Abel Almeida. Num espaço pessoal e acolhedor, dividido por dois andares, onde as plantas e a iluminação se evidenciam, o conceito é simples: descobrir e desfrutar dos melhores vinhos Portugueses.
Especialista na degustação de vinhos e na avaliação de algumas das suas características fundamentais, é Abel que assume o papel de Escanção e aconselha os Clientes na escolha e os serve. Da grande variedade de vinhos e com personalidades muito distintas que o país oferece, Abel opta por dar a conhecer os vinhos da Bairrada, privilegiando a nossa região e promovendo-a. Grande parte dos Clientes do Baga são turistas que chegam da zona sul do País e partem, de seguida, para o Norte onde já tiveram e vão ter oportunidade de conhecer os Vinhos Alentejanos e do Douro. Os vinhos fortificados são os mais apreciados mas a característica comum a todos os turistas é a imensa curiosidade em conhecer os vinhos portugueses.
As propostas de petiscos que são apresentadas para acompanhar os Vinhos foram criadas por Abel que, mais uma vez, destaca produtos e sabores regionais que podem ser servidos em qualquer hora do dia: falamos, por exemplo, da Tosta Serrana, da Bruschetta em Bolo de Ançã com Salmão Fumado, Manjericão e Lima, do Carpaccio de Novilho com Gelado de Queijo de Cabra e da Bola de Berlim com Camarão e Caril.
Às 17:00 de todas as quartas-feiras, têm lugar na Garrafeira, as tertúlias “Prova à Quarta”, um evento realizado em parceria com Produtores/Enólogos que vêm expor e dar a conhecer os seus Vinhos proporcionando momentos de convívio, aprendizagem e partilha.