Coimbra está a mudar. As obras e requalificações que estão a decorrer têm criado novas dinâmicas na cidade e valorizado não só a zona Ribeirinha mas também a zona da Baixa e o seu comércio tradicional/local.
O recente Passeio Ribeirinho de Aeminium, na margem direita do rio, entre a Ponte de Santa Clara e o Açude-Ponte, vem aproximar ainda mais a cidade do Rio Mondego. Após quatro anos de intervenção, o antigo piso degradado onde os automóveis circulavam e o estacionamento pouco organizado deram lugar a um passeio com 1.3 Km de extensão com uma faixa para peões e bicicletas e a bancadas que descem até ao rio. Estão criadas as condições para que esta seja mais uma zona procurada para caminhadas tranquilas e passeios de bicicleta. Existem áreas de descanso, algumas sombras e estão previstos abrir alguns espaços de restauração localizados, estrategicamente, próximos de futuras paragens do novo sistema Metrobus.
Os sons dos comboios que chegam à Estação Nova contrastam com a agradável vista para a margem esquerda que tem vindo a ganhar força na cidade: falamos de Santa Clara, do Convento São Francisco e do Estádio Universitário de Coimbra.
Com o Passeio Ribeirinho de Aeminium, Coimbra ganha mais um espaço ao ar livre, com localização privilegiada que promove a socialização e a valorização daquela zona da cidade.