O seu hotel em Coimbra, localizado no coração da Baixa

Recuperar a tradição: Casamentos da Rainha Santa Isabel estão de volta

Cerca de 40 anos depois, Coimbra recupera uma das suas mais bonitas tradições: os Casamentos da Rainha Santa Isabel, Padroeira da Cidade de Coimbra, regressam à cidade!

Os últimos Casamentos da Rainha Santa foram celebrados no início da década de 80, do séc. XX. Recuando até à década de 70, os Casamentos eram referidos nos jornais regionais da época – Diário de Coimbra, o Despertar, Correio de Coimbra – como “Os Casamentos das Noivas”. A celebração era um ato com grande significado social e que despertava a curiosidade de centenas de pessoas não só pela Cerimónia Religiosa mas, também, pelo carinho que tinham à iniciativa. Os Casamentos realizavam-se, no Convento da Rainha Santa Isabel, com o apoio e o contributo de várias entidades de destaque da Cidade (empresas, casas comerciais das mais variadas áreas) a quem eram sempre dirigidas, nos Jornais, palavras de agradecimento e apreço. A iniciativa era destinada a jovens casais, com dificuldades financeiras, a quem eram oferecidos também os Enxovais. De outra forma, dificilmente conseguiriam concretizar o desejo de casar.

Sabe-se que as perturbações políticas e sociais que se seguiram à Revolução de Abril de 1975 afetaram as festas da Cidade e, consequentemente, o casamento dos Noivos da Rainha Santa. Considerava-se, ainda, já não haver necessidade na realização dos Casamentos pois as pessoas já teriam um nível de vida capaz de suportar as despesas da celebração. Contudo, o Diário de Coimbra tinha outro entendimento e decidiu manter viva uma tradição que considerava fazer parte do património sócio-cultural da cidade assegurando o patrocínio da iniciativa que, na época, era organizada pela Comissão Municipal do Turismo. A última referência à realização dos Casamentos dos Noivos da Rainha Santa acontece no ano de 1982 levando-nos a crer que tenha sido este o último ano da sua realização.

Voltando aos dias de hoje, a união entre cinco entidades da região – a Confraria da Rainha Santa Isabel, a Câmara Municipal de Coimbra, o Turismo Centro de Portugal, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Escola de Turismo de Portugal – devolve, já este ano, a tradição à cidade! O evento vai decorrer em todos os anos ímpares, no domingo anterior ao dia 4 de Julho, dia da cidade e da Rainha Santa Isabel.

Dos 25 casais candidatos este ano, foram selecionados 7 com idades compreendidas entre os 28 e os 40 anos. Após a celebração do casamento católico na Igreja da Rainha Santa Isabel, os casais vão ser recebidos pelas entidades organizadoras nos Claustros do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova onde o momento do Corte dos Bolos terá lugar. Dia 2 de Julho de 2023 será um dia especial não só para estes 7 casais mas para toda a Cidade: “qualquer cidade que se queira projetar para o futuro tem de começar por tratar bem das suas tradições e das suas raízes”, disse o presidente do Município, José Manuel Silva. Não poderíamos estar mais de acordo.

Hotel Oslo Coimbra Logo

Hotel Oslo – Coimbra

Av. Fernão de Magalhães, 25
3000-175 Coimbra, Portugal
Hotel Icone Mapa e Direcções

Tel. +351 239 829 071
(chamada para a rede fixa nacional)
mail@hoteloslo-coimbra.pt
Icon de Contacto Contactos