Já imaginou viver numa aldeia dentro de uma cidade? É sobre isso que vos vamos falar. Em Coimbra, na zona da Sé Velha, todos se conhecem e vive-se num ambiente familiar. Os moradores são, na sua maioria, idosos e os estudantes.
Seria previsível existir aqui um conflito de gerações. Contudo, isso não acontece pois são muitas vezes os mais velhos a arrendar as suas habitações aos muitos jovens que todos os anos vêm para a Universidade de Coimbra.
Durante o dia, o ambiente é tranquilo e sereno existindo grande proximidade entre os moradores e os comerciantes. Temos a Barbearia Carlos, o Café Oásis, o Restaurante Trovador, o Mercadinho da Sé, entre outros. Não podemos esquecer os turistas curiosos que passam diariamente por esta zona ou não fosse ela Património Mundial da Unesco, desde Junho de 2013.
A Sé Velha começou a ser construída no séc. XII, uma Igreja Românica em calcário amarelo. Mesmo em frente à Sé, fica à habitação onde viveu o Zeca Afonso, Trovador da Liberdade. Do Largo da Sé Velha também conseguimos vislumbrar a imponente Cabra, a torre da Universidade de Coimbra.
À noite, a serenidade da zona da Sé Velha dá lugar à agitação e a um ambiente boémio próprio de uma cidade de estudantes. Uns sobem, outros descem e o ponto de encontro é inevitavelmente o Largo da Sé Velha onde existem vários bares típicos muito apreciados pelos estudantes: o Bigorna, o Cabido, o RS e o Moelas.
Agora que já o convencemos, partilhamos algumas dicas úteis: passe pelo Arco da Almedina e suba pelo Quebra Costas. Aqui pode fazer uma paragem para descansar. Recupere o fôlego e enfrente os últimos degraus até ao Largo da Sé Velha.
Contactos:
Largo Sé Velha,
3000-383 Coimbra
239 825 273
Descubra mais sobre Coimbra no nosso blogue.