É inegável o rico património cervejeiro da cidade de Coimbra. Em 1924 foi criada a Companhia de Cervejas de Coimbra e a sua pequena fábrica na zona da Baixa. Nos anos 50, pela necessidade de instalações maiores, a Fábrica mudou-se para a zona industrial da cidade. Ali foram produzidas as “famosas cervejas” Topázio e Onyx. Nas festas académicas e nas tascas da cidade, rapidamente os estudantes substituíram o espumante da Bairrada pela Topázio.
Foi nestas pequenas tascas de Coimbra que surgiu também o famoso “Fino” tão conhecido nos dias de hoje, sendo este nome exclusivo apenas na cidade de Coimbra até aos anos 70. O nome surgiu com “Toninho Copi” por volta de 1945, que afirmava ter-se curado de uma tuberculose rara e galopante apenas com cerveja. Toninho nas rodadas entre amigos pedia sempre a sua cerveja num copo muito fino, dando progressivamente origem ao nome “Fino” que se mantém até aos dias de hoje.
Já a cerveja preta Onyx, devido à qualidade da água da cidade, foi considerada uma das melhores cervejas da Europa.
Apesar da Fábrica ter encerrado em 2002, a produção da Topázio e da Onyx tinha parado anos antes.
Em 2009, a Praxis – Restaurante Fábrica e Museu da Cerveja de Coimbra devolveu à cidade a sua herança cervejeira onde o principal segredo continua a ser a qualidade da água. Além de ser possível visitar a Fábrica e observar todos os estágios da produção da cerveja, a Sala Museu dá a conhecer a história da cerveja, o processo de produção bem como a história da Cerveja na cidade. A Praxis tem a sua própria marca de cerveja, que se tem destacado pela positiva tanto em Coimbra como pelo mundo, tendo ganho os mais variados prémios. A cerveja Praxis destaca-se pelo seu sabor e qualidade devido à água de Coimbra, fazendo as delícias dos apreciadores de cerveja.
Embora já estivessem a ser produzidas e de volta ao mercado desde 2017, foi em 2021 que a Onyx e a Topázio regressaram definitivamente “a casa”: foram adquiridas à Sociedade Central das Cervejas pela Praxis que devolveu a Coimbra, “duas jóias centenárias da cerveja em Portugal”.